domingo, 24 de maio de 2009

Ter amigos prolonga a vida

Ter amigos faz muito bem a saúde e pode prolongar a vida. Foi isso que constatou um estudo australiano com dez anos de duração. A pesquisa aponta que pessoas mais velhas com um vasto círculo de amizades tinham 22% menos chance de morrer durante o período do estudo do que aquelas com menos amigos. No ano passado, pesquisadores da Universidade de Harvard concluem que fortes laços sociais podem promover saúde cerebral à medida que envelhecemos.
“Em termos gerais, o papel da amizade em nossas vidas não é muito bem apreciado”, disse Rebeca Adams, professora de sociologia na Universidade da Carolina do Norte, em Greenboro. “Existem montanhas de material sobre famílias e casamento, mas muito pouco sobre amizade. Isso me intriga. A amizade tem maior impacto sobre nosso bem-estar psicológico do que as relações familiares”.

As amizades são mesmo fundamentais na nossa relação humana. Com os amigos, compartilhamos não só alegrias, mas também as dificuldades, de uma forma única. É diferente da relação com a família. Muitas vezes, os nossos amigos nos conhecem melhor que nossos pais, irmãos e até que nós mesmos. A amizade nos torna mais fortes, mais confiantes, nos abre caminhos, nos faz crescer. É aquela velha história: amigos são a família que a gente escolhe.


Fonte: The New York Times/site Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário